24 de janeiro de 2016

Resenha: Extraordinário

Oi gente!! Hoje vim fazer a resenha do livro "Extraordinário" da R. J. Palacio publicado pela editora intrínseca. Li o livro já faz um tempo, mas quis fazer a resenha.


O livro tem como objetivo contar como é a vida do Auggie. Um menino que nasceu com uma síndrome genética, que causou uma deformidade em seu rosto. Em sua vida, ele nunca foi a escola. Quem lhe ensinava era sua mãe e depois de um tempo, decide coloca-lo em uma escola. O livro vai mostra todos os tipos de bullying que ele sofre. A historia é bem cativante e interessante. Foi uma das melhores leituras de 2015. Dei cinco estrelas para ele.


Eu adorei o livro. A narração é divida em oito partes: Três partes do Auggie e cinco dos outros personagens. Isso tornou a obra fantástica. Assim, podemos ver o ponto de vista de cada personagem, oque eles acham. Quando peguei o livro para ler, pensei que no mundo em que vivemos as pessoas não fossem tão cruel, em relação a síndrome. Claro que elas fazer bullying com pessoas um pouco mais gordas do que elas, com pessoas muito altos ou baixas, roupas que usam e outros fatores. Mas não por causa de uma doença. Ele é uma pessoa normal, como qualquer outra. Não é só porque ele tem isso no rosto, que ele é totalmente diferente de outras pessoas. É um ser humano como qualquer outro. A R.J. Palacio soube representar bem o sofrimento do garoto. Na história vai ocorrendo acontecimentos paralelos, não fala só sobre bullying ,mas, é o assunto principal do livro. Eu conseguir sentir na pele tudo oque o protagonista passou. É um livro emocionante. Uma verdadeira lição de vida. Eu tenho orgulho de dizer, sou fã de EXTRAORDINÁRIO e quero ler os outros livros que tenho certeza que estão fantásticos. 


Agora irei comentar um pouco sobre os personagens. Primeiramente, o Auggie. Ele é um menino guerreiro, por causa do sofrimento e das cirurgias. Ele é sensacional. Um garoto, verdadeiramente, extraordinário. A autora soube mesmo escrever e descrever o Auggie. O bullying é um assunto que muitos livros, filmes e séries abordam. Por tanto, se ela não soubesse escrever e contar bem a história, ficaria chato e clichê. E eu, não sei os outros, odeio clichês. Jack, será o próximo personagem que irei comentar. Em certa parte do livro, eu fiquei morrendo de raiva dele. Ele era um idiota. Mas depois esse ódio, diminuiu. Ele é bacana. A Summer é uma menininha muito legal e simpática. Eu adorei a parte que ela narra. O Auggie tem uma irmã chamada Via e ela é muito legal. Namora o Justin e gosto da parte em que ela e depois ele narra. Tem outra pessoas, mas, não irei comentar porque se não ia ficar muito longo. A capa é linda. Algumas pessoas podem achar feia, só porque tem simplesmente um desenho do rosto do personagem principal. Logo na primeira folha, depois da capa, tem o desenho de vários rostos iguais e no meio deles, o do Auggie. Eu tive uma grande interpretação disso. Os rostos iguais eram as pessoas e o outro do personagem. As pessoas, eram um tipo de robô e eram todos iguais. Quando outro robô diferente veio, eles o acharam estranho e ficaram rindo dele. Para os velhos robôs, só existia um padrão. A escrita da R.J. Palacio, é fantástica. É bem suave e legal. Eu amei e já quero os outros livros que ela fez.
Então foi isso pessoal.Espero que tenham gostado da resenha. Até o próximo post.

3 comentários:

  1. Oi! Eu já li Extraordinário umas vezes, umas três, eu acho, na primeira vez eu me atrapalhei com a narração ser do ponto de vista de vários personagens, mas é um ótimo livro, que bom que você gostou! Eu nunca li nenhum outro livro da R J, mas vou procurar!
    Beijo
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas partes do livro fiquei um pouco confuso, porque tem muitas pessoas narrado. Obrigado por ter lido a resenha @Letícia Mota 😀😊☺

      Excluir
  2. Oi, eu amo esse livro e até fiz resenha no meu blog. Também acho que não precisava tantas pessoas narrando, mas mesmo assim gosto muito. Aliás, adorei o seu blog e começarei a acompanhar a partir de agora.
    O meu é novo, então se poder me puder me ajudar também e ir lá dar uma olhadinha, ficarei muito grata e feliz!
    Beijo. sonaorepareabagunca.blogspot.com

    ResponderExcluir